top of page

10 DICAS para diminuir o consumo de açúcar dos seus filhos

Center for Nutrition Policy and Promotion – Outubro 2016

AÇÚCAR - um problema atual
​

O açúcar ingerido em excesso por parte das crianças representa um dos principais erros alimentares e um dos mais difíceis de corrigir. Disfarçado em refrigerantes ou dentro de embalagens atrativas, são uma tentação para as crianças e um problema grave para a nossa sociedade. Os danos visíveis como a obesidade infantil, somam-se aos invisíveis como a diabetes tipo II que já surge em crianças e irá condicionar toda a sua vida futura. Cabe aos pais e às instituições responsáveis aplicarem estratégias que possam contribuir, sem radicalismo, para uma educação alimentar que promova o bem-estar físico e emocional da criança. O EVOLUTION deixa-lhe esta pequena contribuição com informação do  Center for Nutrition Policy and Promotion – Outubro 2016 

​

Âncora 1
REDUZA AS PORÇÕES  
​

Mostre ao seu filho que uma quantidade pequena de doces é suficiente. Sirva pequenas porções usando pratos de sobremesa e taças mais pequenas para estes alimentos.

ESCOLHA A MELHOR BEBIDA

​

Os sumos de pacote e refrigerantes contêm muito açúcar adicionado por isso, procure oferecer água quando os seus filhos tiverem sede. Caso peçam algo mais doce, sirva um sumo natural de fruta variando sempre que possível. Nos sumos naturais procure usar uma fruta de cada vez, evitando misturas, para que sintam e reconheçam o sabor individual de cada fruta.

1
2
4
3
USE A CAIXA DE PAGAMENTO SEM DOCES

​

A maioria dos supermercados coloca guloseimas nas caixas de pagamento. Na próxima ida às compras, prefira a caixa de pagamento sem doces/chocolates para venda e evite birras. A espera numa fila com estes produtos expostos chama a atenção das crianças que vão acabar por pedir que lhes compre algum doce.

DOCES NÃO SÃO RECOMPENSAS

​

Quando oferecemos doces como recompensa por bom comportamento, a crianças apreende que estes produtos são considerados bons devido a essa associação, colocando os verdadeiros bons alimentos (fruta, legumes) na categoria menos boa. Quando o seu filho se portar bem e quiser dar-lhe uma recompensa por isso, opte por artigos não alimentares ou um simples sinal de afecto como um elogio ou uma demostração de afecto.

A FRUTA COMO 1ª ESCOLHA

 

A fruta fornece uma grande variedade de vitaminas e minerais com capacidade de reforçar o sistema imunitário do seu filho. Ofereça uma grande variedade de fruta e de diferentes formas. Quando apresentar uma nova fruta e o seu filho não gostar, não desista na primeira negação. Tente novamente noutra altura e pode surpreender-se.

5
6
TORNE A COMIDA DIVERTIDA

 

Geralmente os alimentos açucarados apresentado em publicidade às crianças são associados à diversão. Torne a comida nutritiva divertida levando os seus filhos para a cozinha. Por vezes, as crianças negam determinados pratos por não saberem o que contêm. Prepare algumas refeições nutritivas com ajuda das crianças para que vejam como é feito aquilo que comem nas refeições.

7
ENCORAGE-OS A INVENTAR SNACKS

​

Façam os vossos próprios snacks usando cereais integrais, fruta desidratada, frutos secos e sementes. Desta forma criam-se lanches com baixo teor de açúcar, ricos em ómega 3 e fibra. Deixe as crianças mais crescidas inventar seus snacks para levarem para a escola.

8
BRINQUE AOS DETECTIVES

​

Ensine aos seus filhos onde está o teor de açúcar dos alimentos nas tabelas nutricionais de vários cereais, bolachas e iogurtes. Assim, numa próxima ida às compras, pode desafiar as crianças a serem detectives e a comparar as tabelas nutricionais dos produtos que gostam seleccionando qual o que tem menor teor de açúcar;

9
DOCES PARA OCASIÕES

​

As goluseimas fazem parte da infância mas procure usá-las para ocasiões especiais evitando fazer parte do dia a dia ou, como já referimos, como recompensa.

10
SE NÃO COME O LANCHE, NÃO PRECISA DOS DOCES
​

Se as crianças não comem o lanche não precisam de extras açucarados para compensar essa refeição. Tente descobrir opções para o lanche que eles gostem mas que sejam nutritivas, como o pão de centeio ou de mistura variando o recheio (queijo fatiado, compotas e marmeladas com menos açúcar). Tenha em mente que doces processados ou bolachas não devem substituir alimentos não consumidos à hora da refeição.

bottom of page